top of page
  • afabcontato

ENCONTRO VIRTUAL - FUNBEP

A convite da Diretoria Executiva do Fundo de Pensão - FUNBEP, foi realizado no dia 30 de abril de 2020 um encontro virtual por videoconferência. Participaram o Diretor-Presidente do fundo, Sr. Reginaldo Camilo, demais Diretores e equipes responsáveis pelas ações e organização da entidade e também a AFAB, representada pela Diretoria Executiva, membros do Conselho Deliberativo e Fiscal e Diretores das Representações Regionais.

Foram apresentadas pelo FUNBEP ações relativas aos temas de:

  • Governança e Comunicação;

  • Controles Internos e Compliance;

  • Seguridade e Atuarial;

  • Investimentos;

  • Classificação de Títulos x Marcação a Mercado x Taxa de Juros Atuarial.

Os destaques desse encontro foram as seguintes informações:

  1. Descolamento do índice (IGP-M) que corrige nossos benefícios e grande parte dos investimentos do Plano em Títulos Públicos dos demais índices de preços;

  2. Desequilíbrio atuarial do Plano de Benefícios FUNBEP I em dez/2020, conforme determina a legislação é necessária a elaboração e posterior aprovação de um plano de equacionamento até o final de 2021. O desequilíbrio atuarial decorre da rentabilidade dos investimentos do plano ter sido inferior à meta atuarial, bem como o aumento do passivo atuarial com a redução da taxa de juros de 5,7 para 5,2%.

Trata-se de situação inédita por ser a primeira vez, desde a mudança de patrocinador do FUNBEP (Privatização), que será necessário um equacionamento por insuficiência de reservas matemáticas, uma vez que ficou acima do valor permitido, que é proporcional ao patrimônio existente. Foi mencionado pelos integrantes da AFAB durante o encontro, a necessária e devida atenção ao que prevê o Art. 42 do nosso Regulamento: “as insuficiências financeiras relativa às reservas matemáticas de benefícios concedidos ou a conceder, serão cobertas pelas patrocinadoras, através de contribuições extraordinárias, determinadas em avaliações atuariais”.



127 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2件のコメント


lcarlossoares1947
2021年7月09日

Sinceramente não entendi esse item que trata do descolamento do IGPM da correção dos nossos benefícios

Alguém poderia deixar mais claro, principalmente de preferência algum diretor da AFAB ou o seu Presidente!

いいね!
hcbollmann
hcbollmann
2021年9月07日
返信先

Resumindo Carlos! a FUMBEP tem titulos Publicos em sua carteira (Aplicações) Não em IGP-M, Ex; CDI,+ 2% e esse valores são bem MAIS BAIXOS OS RENDIMENTOS DO QUE O IGP-M que paga nossos Beneficios, mas o Artigo 42 do Plano nosso diz que Essa defasagem deve ser COBERTA PELA PATROCINADORA, NO CASO O BANCO ITAU< (Lógico que eles não querem isso) OK?

いいね!
bottom of page