top of page
  • afabcontato

ENCONTRO VIRTUAL - FUNBEP

A convite da Diretoria Executiva do Fundo de Pensão - FUNBEP, foi realizado no dia 30 de abril de 2020 um encontro virtual por videoconferência. Participaram o Diretor-Presidente do fundo, Sr. Reginaldo Camilo, demais Diretores e equipes responsáveis pelas ações e organização da entidade e também a AFAB, representada pela Diretoria Executiva, membros do Conselho Deliberativo e Fiscal e Diretores das Representações Regionais.

Foram apresentadas pelo FUNBEP ações relativas aos temas de:

  • Governança e Comunicação;

  • Controles Internos e Compliance;

  • Seguridade e Atuarial;

  • Investimentos;

  • Classificação de Títulos x Marcação a Mercado x Taxa de Juros Atuarial.

Os destaques desse encontro foram as seguintes informações:

  1. Descolamento do índice (IGP-M) que corrige nossos benefícios e grande parte dos investimentos do Plano em Títulos Públicos dos demais índices de preços;

  2. Desequilíbrio atuarial do Plano de Benefícios FUNBEP I em dez/2020, conforme determina a legislação é necessária a elaboração e posterior aprovação de um plano de equacionamento até o final de 2021. O desequilíbrio atuarial decorre da rentabilidade dos investimentos do plano ter sido inferior à meta atuarial, bem como o aumento do passivo atuarial com a redução da taxa de juros de 5,7 para 5,2%.

Trata-se de situação inédita por ser a primeira vez, desde a mudança de patrocinador do FUNBEP (Privatização), que será necessário um equacionamento por insuficiência de reservas matemáticas, uma vez que ficou acima do valor permitido, que é proporcional ao patrimônio existente. Foi mencionado pelos integrantes da AFAB durante o encontro, a necessária e devida atenção ao que prevê o Art. 42 do nosso Regulamento: “as insuficiências financeiras relativa às reservas matemáticas de benefícios concedidos ou a conceder, serão cobertas pelas patrocinadoras, através de contribuições extraordinárias, determinadas em avaliações atuariais”.



127 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Comunicado

bottom of page